Geral SAP

Fases de Teste de um Projeto SAP

Pinterest LinkedIn Tumblr

Um dos tópicos mais importantes dentro de qualquer projeto SAP são os testes.

Os testes irão determinar o sucesso do projeto além da qualidade de entrega do mesmo.

É simplesmente impossível um projeto ser entregue sem um bom planejamento dessa atividade.

Empresas que economizam nessa fase, costumam ter grandes dores de cabeça após o fim de seus projetos e é justamente por isso que falaremos hoje sobre as principais fases de testes dentro de qualquer projeto SAP.

Testes Unitários

Os testes unitários geralmente são realizados pelos próprios consultores dentro de um projeto.

O ambiente utilizado é o de Desenvolvimento e seu principal propósito de realizar um teste de forma mais grosseira da solução.

As maiores dificuldades desse tipo de teste são:

  • Má qualidade dos dados mestre no ambiente (geralmente as empresas não se preocupam muito em realizar cargas de dados mestre em ambientes de desenvolvimento).
  • Instabilidade do ambiente (já que todos os consultores utilizam o mesmo ambiente, muitas vezes o ambiente pode apresentar muitos erros)
  • Falta de conhecimento do processo sendo testado (alguns consultores tentam realizar o teste mais completo possível dentro desse ambiente, mas devido a falta de conhecimento do processo em questão, pode ser bem difícil a realização do teste).

Esse tipo de testes é realizado praticamente em todo o projeto, pois, a cada nova solução criada pelo time de projeto, são necessários testes no ambiente de desenvolvimento antes da solução ser transportada para o ambiente de qualidade.

A dica é testar, testar e testar.

Nunca economize tempo nos testes unitários.

Testes Integrados

Nessa fase, as soluções já estão bem definidas, testadas e já foram transportadas para o ambiente de qualidade.

O grande propósito dessa fase é garantir que a solução criada funciona como um todo.

Os testes integrados na maioria das vezes são realizados pelos próprios consultores para garantir que o processo inteiro está funcionando.

Muitas vezes os Key Users responsáveis por aquele determinado processo é envolvido no teste (recomendado).

É muito importante que antes de iniciar a próxima fase de testes (UAT), todos os processos sejam testados nessa fase.

Alguns projetos nos quais trabalhei, a fase de testes integrados foi curta e poucos processos foram testados.

Isso acarretou em muito estressa na próxima fase de testes.

Testes de Aceitação do Usuário (UAT)

Essa é a fase mais importante de testes do projeto.

E por quê?

Porque é a última fase oficial de testes antes de toda a solução ser transportada para o ambiente produtivo.

Esses testes também são realizados no ambiente de qualidade, sendo que, além dos processos, os dados mestre também são testados nessa fase, já que os mesmos são carregados em sua totalidade (ou o máximo possível) nesse ambiente.

Diferentemente dos testes integrados, o responsável por realmente realizar os testes aqui são os Key Users.

Eles são os responsáveis por garantir que todos os processos e dados estão funcionando da maneira como realmente deveriam.

É altamente recomendado que seja utilizada uma ferramenta onde sejam carregados todos os scripts de teste (um passo a passo para cada processo), suas variações de dados (materiais, fornecedores, impostos, etc) e também para realizar o controle de todos os defeitos encontrados.

Uma ótima ferramenta é o HP Quality Center, muito utilizado pelas principais empresas na qual tive a oportunidade de trabalhar.

Essa fase de testes costuma também ser a fase mais tensa do projeto, pois aqui é onde realmente o cliente terá a visão de como está a qualidade do projeto.

Já vi casos, onde foi solicitado uma segunda fase de UAT, pois a primeira foi um desastre.

Após a finalização do UAT e a aprovação de todos os testes pelos Key Users, a solução está pronta para ser transportada para produção.

Testes de Regressão

Algumas vezes esse tipo de teste não é realizado.

Na verdade, muitas vezes.

Basicamente, após a solução estar aprovada, são realizados testes para garantir que processos que já funcionavam anteriormente não foram afetados pela nova solução.

Isso é bem importante para empresas globais, onde um rollout está sendo realizado em um país onde a complexidade é extremamente alta.

Pode acontecer de, devido a um requerimento legal, um desenvolvimento ser criado para um processo de vendas para aquele determinado país, mas por um erro, aquele desenvolvimento que deveria ser ativado apenas para um único país é ativado globalmente e logo após o transporte da solução para produção, o processo de ordem de vendas é impactado globalmente, causando muito estresse e desgaste (além de uma péssima para o time do projeto).

Conclusão

Espero que tenha ficado claro os principais tipos de fases de testes dentro de um projeto SAP e que você também tenha entendido o quanto é importante investir tempo em cada fase.

Caso você tenha qualquer sugestão (inclusive de assuntos que gostaria de ler a respeito), fique à vontade em enviar um e-mail para sapsteps@sapsteps.com.

Um grande abraço,

Bruno César

Assine nossa newsletter

Conteúdo SAP Exclusivo para você!

Atuando há 16 anos na área de tecnologia da informação (mais de 10 anos especificamente como consultor SAP), Bruno César é consultor SAP especialista em Supply Chain, tendo atuado em diversos projetos globais para empresas ao redor do globo. Além de SAP, ele também se dedica a área de investimentos financeiros e escreve livros.

Write A Comment