Carreira

Certificação SAP: Vale a pena?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Uma outra dúvida que é bem comum no meio SAP (e do mercado de tecnologia como um todo) é se vale a pena se esforçar e se tornar um profissional certificado.

Inicialmente eu diria que sim. Mas quero entrar mais a fundo no assunto e explorar algumas nuances desse tópico.

Eu diria que depende muito da sua fase de carreira e de onde você quer chegar.

Por sempre ter sido do mercado de tecnologia (desde os 16 anos), eu sempre tive uma convivência muito próxima com as certificações.

Quando era mais jovem (em torno de 18 anos) eu trabalhava na área de redes (mais especificamente com roteadores cisco) e naquela época (acredito que hoje também) falávamos muito em nos certificar.

Naquele tempo, eu trabalhava para uma grande empresa de telecomunicações em São Paulo, em uma posição que eu odiava e minha opção por me certificar, foi justamente para me destacar e conseguir uma promoção para a posição que eu queria.

A estratégia deu certo e como a certificação em questão (chamada de CCNA) era uma certificação rara naquela época, acabei tendo um bom destaque na minha área e logo que recebi a certificação, fui promovido.

Essa certificação foi tão importante para mim, que 2 anos depois, quando havia ido para a Irlanda estudar inglês, mais uma vez, essa certificação me colocou em uma ótima oportunidade.

Meu plano inicial na Irlanda era apenas estudar inglês, mas acabei indo parar em um curso de Ciências da Computação e tão logo entrei, me foquei para conseguir um estágio de verão (pois somente assim conseguiria pagar o segundo ano da faculdade).

Só que existia um porém.

Nenhuma empresa irlandesa aceitava estagiários no primeiro ano da faculdade. A regra geral era sempre oferecer uma oportunidade no terceiro ano da faculdade.

Mesmo sabendo disso, eu mandei mais de 200 e-mails para os mais diversos tipos de empresas e consegui uma única entrevista.

Quando cheguei na entrevista (na Ericsson), a primeira coisa que escutei foi que era a primeira vez que eles (3 pessoas estavam me entrevistando) conversavam com alguém tão jovem e já com duas certificações relevantes (além do CCNA, eu havia me certificado em ITIL) e por isso haviam me dado a oportunidade da entrevista.

Ali ficou muito claro, como aquelas certificações faziam diferença.

Mas é claro, a certificação não resolve a vida de ninguém. Ela apenas ajuda abrir portas ou simplesmente quando um recrutador tem dois ótimos candidatos com perfis similares, existe uma grande chance de a certificação ter um peso no desempate na hora da escolha.

E no Mercado SAP?

Espero que você não tenha se incomodado em eu ter contado uma história pessoal que quase nada tem a ver com SAP referente a certificações.

No mercado SAP eu me certifiquei não faz muito tempo e por isso acredito que posso contribuir também com a diferença que senti após minhas certificações.

Quando recebo propostas, a experiencia que possuo é sempre o primeiro fator levado em consideração. Isso é claro.

Só que todas as vezes eu escuto um elogio do recrutador e 100% das vezes também escuto que ter algumas certificações chamou bastante a atenção, pois os clientes mais exigentes sempre dão preferencia por profissionais certificados.

Algumas vezes inclusive escutei, para oportunidades que eram financeiramente muito atrativas, que aquele cliente especifico só estava aceitando currículos de candidatos certificados. Era realmente um filtro.

Em outras oportunidades a certificação não pesava absolutamente nada.

O recrutador não fazia nenhum comentário e durante a entrevista com o cliente final, o mesmo não realizava nenhum comentário também sobre.

Por isso, eu diria que, você não ira ficar desempregado apenas por não ser certificado, mas existe uma grande possibilidade que você perca algumas boas oportunidades por não ter a certificação.

É uma escolha pessoal, além de, na minha opinião, ser uma decisão sua do tipo de profissional que você deseja ser.

Por ser um profissional autônomo há tantos anos, eu me encaro como uma empresa e todos os clientes finais como clientes de verdade.

Procuro me portar da melhor maneira, me vestir bem, falar bem e ter uma boa imagem perante a todos eles.

A certificação para mim é um cartão de visitas. Um bom cartão de visitas.

Por isso, para mim, vale e muito a pena ser certificado.

Mas como disse inúmeras vezes, essa é a minha opinião pessoal e não uma verdade absoluta.

Conclusão

Se você gostou desse post, não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber em primeiro mão nossos posts!

Caso você tenha qualquer sugestão (inclusive de assuntos que gostaria de ler a respeito), fique a vontade em enviar um e-mail para sapsteps@sapsteps.com

Um grande abraço,

Bruno César

Assine nossa newsletter

Conteúdo SAP Exclusivo para você!

Atuando há 16 anos na área de tecnologia da informação (mais de 10 anos especificamente como consultor SAP), Bruno César é consultor SAP especialista em Supply Chain, tendo atuado em diversos projetos globais para empresas ao redor do globo. Além de SAP, ele também se dedica a área de investimentos financeiros e escreve livros.

Write A Comment